O que aconteceria se você fosse para Marte?

homem em marte

Quando criança, todo mundo já sonhou em viver em outro planeta. Claro que isso ainda é impossível – mas e se fosse? Você iria para Marte?

O que há de riscos em ir para um ambiente tão diferente do nosso? Como a colonização do planeta vermelho é um dos objetivos dos terráqueos, há um bocado de cientistas já pensando no assunto…

O que acontece a um humano depois de uma temporada em Marte? O filme “Perdido em Marte”, de 2015, não falou muito sobre isso… Se pensarmos além de coisas como a gravidade (que é apenas 60% da nossa aqui na terra), fatores como isolamento, saudade, equilíbrio emocional, tudo isso pode ter um grande impacto na vida humana por lá.

Primeiramente, pense no tempo de deslocamento: ao menos 8 meses para sair da Terra e botar os pés em Marte – e mais 8 meses na volta… Ainda que toda a parte técnica seja resolvida (comida, água, temperatura, ar, etc), ainda temos muito o que trabalhar no aspecto psi: é sabido que o estresse da saudade e isolamento influenciam diretamente a concentração e coordenação motora…

Além disso, um ambiente fechado (na nave e nas “casas” em Marte) é prato cheio para micróbios que por acaso levemos da Terra para lá. Nada pior que uma doença infecciosa sem hospital para tratar, hein?

Finalmente, a atmosfera de Marte é extremamente rarefeita – é uma camada de gases muito fina, que não sustentaria a vida humana sem tanques de ar. Mas o maior problema é que sendo muito fina, não protege o suficiente contra a radiação solar… e aí os riscos de cânceres e queimaduras aumentam absurdamente.

Por enquanto, então, podemos dizer que Marte ainda não é um bom destino turístico… se você tem esse sonho, sugiro que visite um deserto aqui na terra mesmo… Mojave, Salar de Uyuni, Saara…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *